Batman no FIQ de BH

Festival vai ter exposição comemorando 70 anos do herói com obras exclusivas

Érico Assis

A sexta edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, que já anunciou vários convidados internacionais de peso, terá uma exposição reunindo artistas nacionais e internacionais para celebrar os 70 anos do Batman. A exposição já tinha começado a causar algum furor quando o desenhista brasileiro Rafael Grampá (Mesmo Delivery) publicou sua contribuição no Flickr. O desenho acabou sendo notícia em vários veículos especializados em quadrinhos no Brasil e nos EUA, mesmo que a exposição ainda fosse uma incógnita.

Em contato com a organização do FIQ, o Omelete apurou que a exposição fará parte do evento e que foi concebida pelo colecionador Ivan Freitas da Costa. Ele juntou tanto peças de sua coleção pessoal quanto de artistas convidados que estão lhe enviando trabalhos ao longo deste ano.

"Batman continua atual por ter sido adaptado e atualizado diversas vezes desde sua criação, e ocupa um espaço importante no imaginário coletivo há décadas. O objetivo da exposição é fazer uma retrospectiva desses principais momentos e da evolução do personagem, destacando momentos históricos, principais vilões e coadjuvantes, e os artistas mais importantes na trajetória do homem-morcego. Tudo isso contando com artes originais, revistas autografadas, litografias e outros itens raros ou exclusivos jamais expostos no Brasil", explica Costa, que coleciona arte original há mais de dez anos e vem projetando esta exposição desde 2007.

Alex Maleev, Mike McKone, Phil Hester, Ron Garney, Karl Kerschl e Cliff Chiang, dos estrangeiros, e Eddy Barrows, Joe Prado, Renato Guedes, Carlos Magno e Joe Bennett, dos brasileiros, estão entre os artistas convidados a produzir originais para a exposição. Estarão à mostra também trabalhos de gente como Bill Sienkiewicz, Alex Ross, Jim Lee, George Pérez, Neal Adams, José Luiz Garcia-Lopez, Bob Kane, Dick Sprang, Jerry Robinson, Frank Miller, Kevin Maguire, Alan Davis, Matt Wagner, Chris Bachalo, Kelley Jones e Eduardo Risso. Na galeria, você confere alguns desses desenhos.

Ivan diz que, a princípio, a exposição será restrita à FIQ, mas não exclui a possibilidade de levá-la a "excursionar" por outros pontos do país depois de outubro. O colecionador também menciona que é um colaborador da FIQ, que está ajudando o festival com contatos relacionados ao mercado dos EUA. O australiano Ben Templesmith e o estadunidense Ivan Brandon estão confirmados. Os novos confirmados são os brasileiros Ivan Reis, Barrows e Rafael Albuquerque, todos atualmente trabalhando para a DC Comics. Novos nomes devem ser confirmados em breve. O 6º FIQ acontece de 6 a 11 de outubro.

Fonte: www.omelete.com.br (10/06/09)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só o pó na capa do Batman...

O segredo do morcego

O Coringa no Funk