8 de julho de 2009

Coringa milionário em HQ e cartoon

Tive outra surpresa interessante ao rever o cartoon "Os Milhões do Coringa"/"The Joker's Millions", da série "The New Adventures of Batman", dos anos 1990. Foi uma adaptação da estória de mesmo nome, publicada na Detective Comics número 180, de fevereiro de 1952. Tanto no gibi escrito por David Verne quanto no desenho animado, o Coringa herda milhões de dólares do testamento de um falecido e antigo rival no crime. Mas depois de muito esnobar, leva dois dois enquanto torrava a grana: um do Fisco dos EUA e o outro ao saber do "presente de grego" (boa parte da bolada era de notas falsas).

Coluna Sequencial

Nos 70 anos de Batman,
Bruce Wayne fica de fora

por Claude Bórnel

Vejam só que santa-ironia! Batman completa 70 anos de existência, a contar de sua estréia na edição número 27 da revista Detective Comics, em maio de 1939, mas não está mais em circulação para soprar as velinhas. É isso mesmo! No atual arco de histórias em circulação nos Estados Unidos, "Battle for the Cowl" ("Batalha pelo Manto"), Bruce Wayne morreu e os discípulos travam uma espécie de "disputa interna" para ver quem será aquele que passará a se vestir como o cruzado de capa e combater o crime em Gotham City.

Não deixa de ser uma baita jogada de marketing nos gibis, abrindo as portas para o lançamento de oito novos títulos envolvendo diretamente o personagem ou apenas derivados. No entanto, deixa um gosto amargo na boca dos fãs mais tradicionais do personagem criado por Bob Kane. Outro fato que pode desagradar alguns é a controvérsia criada por estudiosos de quadrinhos sobre a data de nascimento do personagem.

O site The Golden Age of Comic Books (www.goldenagecomics.org/wordpress/2009/04/18/the-year-of-the-bat-70-years-old-today) garante que, embora a data de publicação da capa da Detective Comics seja maio de 1939, a revista foi lançada em 18 de abril de 1939. Daí que, por essa versão, estamos celebrando o aniversário do Morcegão com um mês de atraso.

Para saber tudo de tudo sobre Batman, uma ótima fonte de consulta é o blog Dicionário do Morcego (www.dicionariodomorcego.blogspot.com), do jornalista Silvio Ribas, um verdadeiro aficcionado pelo personagem que escreveu livro de mesmo nome e já conversou aqui conosco.


FONTES
www.opovo.com.br/colunas/sequencial/878721.html
www.opovo.com.br/colunas/sequencial/649998.html