1 de setembro de 2009

Batman Futebol Clube


O espanhol Valencia se consagrou na mídia mundial como o time de futebol de Batman. Nesa camisa mais recente, o morcegão estampado no peito traz os nomes dos jogadores que já passaram pelo clube do Estádio Mestalla em 90 anos.Segundo reportagem do site do globoesporte, publicada no domingo, o Valencia poderia ser chamado de "Batman Futebol Clube", em razão do seu uniforme. O novo manto dos 11 heróis deu sorte no começo da disputa do Campeonato Espanhol. A equipe derrotou o Sevilla por 2 a 0, no Estádio Mestalla, com gols de Mata e Pablo Hernandez. Valência (uma Gotham City ibérica?) comemora. O site explica que a camisa do time é uma homenagem ao morcego, símbolo da cidade de Valência, que foi escolhido para estampar o uniforme. A decisão ocorreu em conjunto com o novo fornecedor esportivo (Kappa). Ainda por falar em futebol, alguém sabe quem é o jogador europeu Kezman? Seu apelido é Batman, com direito à trilha do seriado de 1966 nos replays de seus gols na TV.
Fontes: http://globoesporte.globo.com e outras

Batman 70 no Sesc Pompéia

Até que enfim um evento para homenagear o 70º aniversário de Batman! A obrigação de batmaníaco é divulgar a exposição Herói de Papel Não Envelhece. Desde a última quarta-feira, 26 de agosto, o Espaço de Leitura do Sesc Pompéia, em São Paulo, abriga o projeto, um olhar dos clássicos dos quadrinhos, refletindo a mitologia de personagens imortais. O objetivo é analisar o percurso histórico e o fascínio que despertam no imaginário de fãs. O grande destaque da mostra é Batman, incluindo suas adaptações para TV, cinema, desenhos animados e videogames.

Os vilões Coringa, Mulher Gato, Charada, Pingüim e outros são apresentados em ilustrações no corredor e nas escadas que dão acesso à montagem. Batman é o fio condutor da mostra. A exposição conta com objetos muito conhecidos do Homem Morcego, como um batfone e o famoso batsinal (entrada da área de convivência). A Batcaverna será reproduzida em monitores de TV (imagens em looping). Num painel, o Batmóvel e imagens de Gotham City estarão ao fundo. Um vídeo apresenta o personagem e seu universo (aliados, vilões, principais histórias, adaptações...). No teto, morcegos pendurados com nomes de roteiristas e ilustradores do Batman.

A programação inclui, ainda, intervenções visuais no espaço de leitura, exposição de edições raras e curso de quadrinhos para novos artistas com a presença dos especialistas Jal, Sonia Luyten, Waldomiro Vergueiro, Gualberto Costa e Mary Anne Junqueira. As edições raras, revistas publicadas por extintas editoras, como a Ebal, Cruzeiro e RGE são do acervo do colecionador e pesquisador Alexandre Callari, que também é professor, escritor e músico. A gibiteca particular de Alexandre, que conta com mais de 10 mil exemplares, se concentra no gênero super herói, com destaque para as edições da Ebal.

SERVIÇO
Exposição Herói de Papel não Envelhece
Abertura: 26 de agosto, às 19h30.
Visitação: 27 de agosto a 4 de outubro. De terça a domingo, das 10h às 19h.
Espaço de Leitura - Grátis - Classificação indicativa: Livre
Sesc Pompéia – Rua Clélia, 93
Informações: (11) 3871-7700, 0800-118220 e www.sescsp.org.br

Fonte: Sesc Pompéia